Atendimento nutricional online?

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter

Pode ter atendimento nutricional online?

De acordo com o artigo 36 do Código de Ética do Nutricionista “É dever do nutricionista realizar em consulta presencial a avaliação e o diagnóstico nutricional de indivíduos sob sua responsabilidade profissional”.
Ou seja, o Conselho Federal de Nutricionistas considera muito importante o atendimento individualizado e presencial, principalmente na primeira consulta.
No entanto, também permite que outras formas de atendimento nutricional sejam realizadas de forma online, como a orientação e o acompanhamento nutricionais.
Além disso, com a pandemia da COVID-19 e a necessidade de isolamento social para conter o vírus, resolveu-se, em caráter excepcional, autorizar os nutricionistas a realizarem atendimento nutricional online de pacientes, mesmo em primeira consulta, até o dia 28 de fevereiro de 2021.
O atendimento nutricional online pode ser mais cômodo e apresentar algumas facilidades. Porém, o uso das novas tecnologias também apresenta desafios para muitos profissionais e pacientes, pois o uso de novas tecnologias muda a forma de comunicação do paciente com o profissional de saúde.
Segue algumas dicas de como fazer um atendimento nutricional online excelente e obter bons resultados.
Vamos lá?

Facilidades do atendimento nutricional online

Entre as facilidades, a pessoa que está sendo atendida não precisa se deslocar, o que pode ser bem cômodo, principalmente nas grandes cidades. E existe o fato de que o paciente pode ter a sua casa como um espaço mais aconchegante e seguro, sentindo-se mais à vontade para a consulta.
Já o nutricionista poderá ter mais disponibilidade e cuidar de pacientes no Brasil inteiro. Esse pode ser um ponto muito importante se considerarmos que alguns lugares podem apresentar deficiências de nutricionistas com determinadas especialidades.
Além disso, alguns elementos de um atendimento não parecem depender do modo como ele é realizado, presencial ou online.
Por exemplo, o acolhimento do paciente deve acontecer em qualquer circunstância, pois trata-se de uma postura ética que diz respeito a escutar as suas queixas, criando vínculo e uma relação de confiança para um atendimento humanizado na saúde do paciente.

Desafios do atendimento nutricional online

Entre os contras, é bom lembrar que não é possível realizar uma avaliação física de forma online. Quando o monitoramento do peso é imprescindível, como nos casos de transtornos alimentares, o paciente até pode relatar o seu próprio peso. No entanto, ele não deve realizar suas próprias medidas, como dobras cutâneas e circunferências.
Também se torna difícil perceber algum sinal físico que pode indicar uma deficiência nutricional, como a anemia através da cor das mucosas.
No entanto, a avaliação física não se faz tão importante em um atendimento baseado na Nutrição Comportamental e no aconselhamento nutricional. Essas abordagens distanciam-se da cultura da dieta e preocupam-se não apenas como o que se come, mas também como se come, utilizando metas de mudanças de hábitos em suas consultas, sem ter o peso como foco.
O atendimento nutricional online também pode trazer mais distrações, enquanto que presencialmente o paciente está realmente atento à consulta.
No entanto, em qualquer situação o paciente é protagonista do seu tratamento e é possível realizar um atendimento humanizado e que traga bons resultados para a saúde do paciente.

Se você é nutricionista e quer fazer atendimento online, o Hospital Consulta Online (HCO) é um portal especializado em telemedicina. Possui uma solução global de telemedicina que conecta médicos a pacientes dando agilidade e praticidade ao atendimento e monitoramento.

É só entrar em contato de forma gratuita 08005577007!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter