Como obter o medicamento Ocrevus gratuitamente pelo Estado (SUS)?
O Ocrevus (Ocrelizumabe) é um medicamento essencial para o tratamento da Esclerose Múltipla.
Se você que é portador de Esclerose múltipla, deveria saber que o medicamento Ocrevus que auxilia no seu tratamento com o principio-ativo Ocrelizumabe, pode ser adquirido gratuitamente pelo SUS apesar do Alto Custo. Isso acontece como previsto em nossa constituição artigo 6, (Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, …)
Apesar de ainda não haver cura para a esclerose múltipla, novos tratamentos têm mostrado eficácia em retardar o avanço da doença, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir o risco de incapacidade. Um exemplo é o medicamento Ocrevus (ocrelizumabe), aprovado pela Anvisa em 2018. Ele é indicado tanto para tratar pacientes com formas recorrentes de esclerose múltipla (EMR) quanto para aqueles com esclerose múltipla progressiva primária (EMPP), proporcionando maior controle sobre a doença.
Sendo assim, saiba como obter gratuitamente Ocrevus pelo Estado (SUS):
1° Obtenha um Laudo Médico e Receita
Ter um laudo médico e a receita médica especificando o medicamento necessário (nesse caso, Ocrevus) e sua patologia detalhadamente e a importância desse medicamento em seu tratamento.
2° Cartão Nacional de Saúde
É bom que tenha o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), que pode ser feito em um posto básico de saúde. – Clique aqui e saiba como ter seu cartão do SUS
3° Submeta a Documentação
Após providenciar esses documentos, vá até a unidade de sua cidade ou estado responsável por receber os pedidos de remédio de alto custo, com a cópia de seus documentos pessoais e comprovante de endereço. Ao ser atendido, a peça uma cópia do seu pedido ou o número do protocolo, para que possa acompanhar a solicitação.
4° Em caso de indisponibilidade do Medicamento Ocrevus
Caso o estado não tenha o medicamento ou a secretaria de saúde entenda que não seja possível lhe atender, entre em contato com um Advogado ou um Defensor Publico de sua localização.
5° Cotação de Preços
Obtenha três cotações do medicamento para apresentar ao Estado. O Buscador preço medicamentos faz essa consulta, CLIQUE AQUI PARA OBTER SUAS COTAÇÕES.
6° Dar entrar em um processo judicial EMERGENCIAL
Se necessário, dê entrada em um processo judicial emergencial para obter o medicamento.
Caso precise da lista de medicamentos de alto custo fornecidos pelo SUS, pelos Estados no âmbito federal, estadual e municipal entre em contato conosco que forneceremos para você.
Qualquer dúvida, entrar em contato pelo telefone 0800 557 7000
Esclerose Múltipla e alimentação
A alimentação desempenha um papel importante na saúde em geral, incluindo para pessoas com esclerose múltipla (EM).
Fatores que desencadeiam a esclerose múltipla?
Embora a causa exata da EM ainda não seja totalmente compreendida, alguns fatores que podem desencadear ou contribuir para o desenvolvimento da doença incluem:
Falta de dormir adolescentes aumentam o risco de ter esclerose múltipla
A baixa qualidade do sono autorrelatada durante a adolescência também aumentou o risco de desenvolver esclerose múltipla subsequentemente (razão de chances: 1,5).