Dores que parecem vir das articulações podem, em alguns casos, ter sua origem em estruturas fora das articulações, como ligamentos, tendões ou músculos. Como exemplos desses quadros clínicos temos a bursite e a tendinite.
Mas a dor articular real (artralgia) pode ou não estar acompanhada de inflamação da articulação (artrite). O sintoma mais comum de inflamação da articulação é a dor. As articulações inflamadas também podem ficar quentes e inchadas e, menos frequentemente, a pele pode ficar avermelhada.
Já a artrite pode envolver apenas articulações dos membros ou também articulações da parte central do esqueleto, como as da coluna vertebral ou pelve. A dor pode ocorrer apenas quando a articulação é movimentada ou pode estar presente em repouso.
Outros Sintomas
Outros sintomas, como erupção cutânea, febre, dor ocular ou aftas, podem estar presentes dependendo da causa da dor articular.
Portanto doenças diferentes tendem a afetar articulações diferentes. Por isso, os médicos consideram causas diferentes de dor quando a dor afeta apenas uma articulação e quando afeta mais de uma. Quando múltiplas articulações estão envolvidas, alguns distúrbios são mais propensos do que outros a afetarem a mesma articulação em ambos os lados do corpo (por exemplo, ambos os joelhos ou ambas as mãos). Esse quadro clínico é denominado artrite simétrica.
Além disso, em alguns quadros clínicos, a crise de artrite permanece nas mesmas articulações durante toda sua duração. Em outros quadros clínicos, a artrite passa de uma articulação para outra (artrite migratória).
Causas da dor em muitas articulações
Na maioria dos casos, a causa da dor que se origina em múltiplas articulações é a artrite. Os distúrbios que podem causar artrite podem diferir uns dos outros em algumas tendências, como as seguintes:
- Quantas e quais articulações geralmente estão envolvidas
- Se a parte central do esqueleto, como a coluna vertebral ou pelve, está normalmente envolvida
- Se a artrite é repentina (aguda) ou persistente (crônica)
A artrite aguda que afeta múltiplas articulações é mais comumente provocada por:
- Infecção viral
- O início de um distúrbio articular ou crise de um distúrbio articular crônico existente (como artrite reumatoide ou artrite psoriática)
- Gota ou artrite por pirofosfato de cálcio (previamente chamada pseudogota)
As causas menos comuns de artrite aguda em múltiplas articulações incluem a doença de Lyme e gota (distúrbios que podem também afetar apenas uma articulação), gonorreia e infecções bacterianas estreptocócicas e artrite reativa (artrite que se desenvolve após uma infecção do trato digestivo ou urinário).
Artrite crônica em múltiplas articulações é mais comum em decorrência de:
- Doenças inflamatórias, como artrite reumatoide, artrite psoriática ou lúpus eritematoso sistêmico (em adultos)
- A doença não inflamatória osteoartrite (em adultos)
- Artrite idiopática juvenil (em crianças)
Alguns distúrbios inflamatórios crônicos podem afetar a coluna vertebral e as articulações dos membros (denominadas articulações periféricas). Alguns afetam certas partes da coluna vertebral com mais frequência. Por exemplo, a espondilite anquilosante afeta mais comumente a região inferior (lombar) da coluna vertebral, enquanto que a artrite reumatoide afeta mais frequentemente a parte superior (cervical) da coluna vertebral no pescoço.
As doenças mais comuns fora das articulações que causam dor articular são:
- Fibromialgia
- Polimialgia reumática
- Bursite ou tendinite
A bursite e tendinite geralmente resultam de uma lesão que frequentemente afeta apenas uma articulação. No entanto, algumas doenças causam a bursite ou tendinite em muitas articulações.
Fonte: PorAlexandra Villa-Forte, MD, MPH, Cleveland Clinic traduzido por Tatiane Puga Lima – Momento Saúde