Você sabe o que Dacriocistite?

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter

O saco lacrimal é uma pequena câmara para a qual as lágrimas são drenadas. A causa comum da dacriocistite é a obstrução do canal nasolacrimal, que drena as lágrimas do saco lacrimal para o nariz.


Sintomas da dacriocistite

Frequentemente, a dacriocistite infecciosa é leve. Algumas vezes a infecção é grave e pode causar febre. Outras vezes pode se formar um acúmulo de pus (abscesso) que pode romper através da pele, criando uma passagem para a drenagem.

Mas na dacriocistite aguda, a área em volta do saco lacrimal fica dolorida, vermelha e inchada. A área em volta do olho pode ficar vermelha e aquosa e pode drenar pus. Uma leve pressão, aplicada sobre o saco lacrimal, pode empurrar o material espesso pelo punctum (abertura no canto interno da pálpebra, próxima ao nariz). Como a drenagem é afetada, o olho apresenta lacrimejamento excessivo.

Dacriocistite crônica

Já a dacriocistite crônica causa o abaulamento da pele acima da câmara menor para onde são drenadas as lágrimas (saco lacrimal). Quando é aplicada pressão, o inchaço pode não ser doloroso, mas o material purulento ou com aparência de queijo normalmente sai da abertura do canto interno da pálpebra próximo ao nariz (punctum ou saco lacrimal). Pessoas com dacriocistite crônica frequentemente tem, também, conjuntivite crônica (olhos vermelhos).

Diagnóstico de dacriocistite

  • Sintomas e exame médico

Portanto o médico estabelece o diagnóstico de dacriocistite com base nos sintomas e nos achados durante o exame.

Tratamento da dacriocistite

  • Para dacriocistite aguda, antibióticos seguidos por cirurgia
  • Para dacriocistite crônica, cirurgia

Em geral, a dacriocistite aguda é tratada com um antibiótico tomado por via oral. Se houver febre ou se a infecção for grave, pode ser necessário administrar antibióticos por via intravenosa. A aplicação de compressas quentes sobre a área afetada, várias vezes ao dia, também ajuda.

Após a infecção aguda se resolver, os médicos recomendam que as pessoas façam uma cirurgia para desobstruir o bloqueio (dacriocistorrinostomia [DCR]) e para que a infecção não volte. A DCR é também o principal tratamento para a dacriocistite crônica.

Fonte: Por James Garrity, MD, Mayo Clinic College of Medicine and Science traduzido por Tatiane Puga Lima – Momento Saúde

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter