A doença mamilar de Paget é um tipo raro de câncer de mama que se origina nos dutos lácteos sob o mamilo, mas surge primeiramente na pele.
O termo doença de Paget também se refere a uma doença óssea metabólica não relacionada (Doença de Paget do osso). Essas doenças são distintas e não devem ser confundidas entre si.
A doença mamilar de Paget ocorre, principalmente, no mamilo e resulta de um câncer dos dutos mamários que se propagou para a pele do mamilo. Pode afetar tanto homens como mulheres. O câncer subjacente pode não ser palpável pelo paciente ou pelo médico.
Às vezes, a doença mamilar de Paget se desenvolve em outras áreas além dos seios (chamada doença de Paget extramamária). Pode surgir na virilha ou na área genital ou em volta do ânus como resultado de um câncer originado nas glândulas sudoríparas subjacentes ou até mesmo nas estruturas próximas, como bexiga, ânus e reto.
Sintomas da doença mamilar de Paget
A pele na doença mamilar de Paget fica vermelha, secretando líquido e formando crostas, semelhante a dermatite, mas com a borda bem definida. Coceira e dor são frequentes.
Diagnóstico da doença mamilar de Paget
- Biópsia
Como a doença de Paget é muito semelhante à dermatite comum, é necessário realizar uma biópsia para estabelecer o diagnóstico. Durante este procedimento, um pequeno pedaço de pele é retirado e examinado ao microscópio.
Assim como ocorre com outros cânceres, uma vez confirmado o diagnóstico de doença mamilar de Paget, o médico faz um exame e testes para verificar se o câncer se espalhou.
Tratamento da doença mamilar de Paget
- Tratamento do câncer de pele subjacente, incluindo remoção do mamilo e aréola
- Para doença de Paget extramamária, cirurgia ou terapia com laser
A doença mamilar de Paget é geralmente tratada da mesma forma que outros tipos de câncer de mama, e o mamilo e a área de pele pigmentada ao redor do mamilo (aréola) são removidos cirurgicamente.
A doença de Paget fora da área dos seios é tratada com remoção de todo o tumor por meio de cirurgia, medicamentos aplicados na pele, radioterapia ou terapia a laser.
Fonte: Por Gregory L. Wells , MD, Ada West Dermatology and Dermatopathology traduzido por Momento Saúde