O que causa a infertilidade?

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter

infertilidade na mulher costuma ser causada por:

  • Ausência de ovulação: às vezes, os ovários não liberam um óvulo naquele mês
  • Bloqueio ou danos às trompas de Falópio (os tubos que levam o óvulo do ovário até o útero)
  • Problemas no abdômen ou no útero

ausência de ovulação pode ser causada por vários fatores. Por exemplo, ela pode ser causada por problemas hormonais, ovários policísticos, transtornos alimentares, menopausa precoce, exercício em excesso e utilização de determinados medicamentos.

bloqueio das trompas de Falópio impede que os espermatozoides alcancem o óvulo ou impede que o ovo chegue ao útero. É possível que a trompas estejam bloqueadas por tecido cicatricial. O tecido cicatricial pode ser causado por infecções, como a doença inflamatória pélvica, por ruptura do apêndice ou por ter uma gravidez nas trompas (gravidez ectópica).

Problemas no abdômen ou no útero podem impedir que um óvulo entre nas trompas de Falópio ou impedir que o ovo se prenda no útero. Problemas no abdômen ou no útero incluem tecido cicatricial de cirurgia anterior, defeitos congênitos do útero e crescimentos anômalos, como endometriose ou miomas.

Outras coisas que dificultam a gravidez para a mulher incluem o avanço da idade, ter diabetes, ter excesso de peso, tomar café em excesso (mais de cinco ou seis xícaras por dia) e fumar.

Infertilidade no homem

Mas a infertilidade no homem costuma ser causada por:

  • Um número baixo de espermatozoides (baixa contagem de espermatozoides) ou espermatozoides que se movem lentamente
  • Problemas no transporte dos espermatozoides dos testículos até o pênis

Portanto a baixa contagem de espermatozoides pode ser causada por vários fatores. Ela pode ser causada por problemas hormonais, calor excessivo nos testículos, infecções, como caxumba, testículos retidos e varizes nos testículos. Alguns tratamentos médicos, incluindo muitos medicamentos, quimioterapia e radiação, podem afetar o número de espermatozoides. Excesso de álcool ou de maconha também pode reduzir o número de espermatozoides.

Entretanto é possível que ocorram problemas no transporte dos espermatozoides dos testículos até o pênis caso o trajeto esteja bloqueado ou danificado devido a uma cirurgia anterior ou determinados defeitos congênitos. Diabetes ou problemas nos nervos também podem afetar a maneira pela qual os espermatozoides são transportados dos testículos até o pênis.

Mas em alguns casos o médico não consegue descobrir o motivo da infertilidade do casal.

Quando um médico deve ser procurado por causa de infertilidade?

O médico examina tanto o homem como a mulher depois que o casal estiver tentando engravidar sem sucesso por um ano.

O médico vê a mulher antes disso se ela:

  • Tiver 35 anos ou mais e estiver tentando engravidar por mais de seis meses
  • Tiver menstruações irregulares ou que causam muita dor
  • Tiver um problema conhecido no útero, nas trompas de Falópio ou nos ovários

Quais exames são realizados pelo médico?

O médico possivelmente fará exames, incluindo:

  • Exames de sangue, incluindo exames hormonais
  • Radiografias, ultrassonografias e outros exames de imagem do útero e das trompas de Falópio na mulher e dos órgãos sexuais no homem
  • Utilizar um aparelho de visualização para examinar o útero ou a pelve da mulher
  • Contagem de espermatozoides e exame dos espermatozoides sob o microscópio para ver se eles têm um formato normal e se movem normalmente
  • Às vezes, exames genéticos

De que maneira o médico trata a infertilidade?

O médico trata a causa da infertilidade, caso seja conhecida. O médico recomenda ao casal para parar de fumar e parar de beber álcool em excesso, cuidar do peso e praticar exercícios com regularidade.

Mas ás vezes, o médico não consegue identificar a causa da infertilidade. Porém, ele ainda pode dar um tratamento para aumentar a chance de engravidar ou de engravidar mais cedo.

O médico pode:

  • Receitar à mulher medicamentos que estimulam os ovários a liberar os óvulos
  • Fazer uma inseminação intrauterina (IIU), um procedimento pelo qual o médico escolhe os espermatozoides mais ativos e utiliza uma seringa para colocá-los no útero
  • Fazer cirurgia para tratar trompas bloqueadas ou outros problemas

Entretanto em alguns casos, o médico pode recomendar a utilização de técnicas de reprodução assistida. Com essas técnicas, os óvulos são fertilizados pelos espermatozoides em laboratório, o que gera um ou mais embriões. A fecundação de óvulos em laboratório é chamada de fertilização em vitro. O embrião pode então ser colocado no útero.

Nem sempre esses tratamentos funcionam. Talvez o casal queira considerar adoção em vez de gravidez.

O tratamento para infertilidade pode ser muito estressante. A pessoa pode se sentir frustrada, perturbada ou ter sentimento de culpa. Isso pode trazer um desgaste ao relacionamento. Além disso, o tratamento para infertilidade pode ser muito caro e demorar muito. O estresse pode causar ansiedade, insônia ou problemas na alimentação e pode interferir com a vida e com o trabalho. Isso é normal. Psicoterapia e grupos de apoio podem ajudar.

Fonte: Por The Manual’s Editorial Staff traduzido por Momento Saúde

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter