BRASIL PODE TER 6 MILHÕES DE AUTISTAS

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter

Estimativas da Rede de Monitoramento de Autismo e Deficiências do Desenvolvimento do CDC sugerem que 1 em 36 crianças são diagnosticadas com a condição.

Data estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, tem um objetivo principal: chamar a atenção da sociedade para a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade. Para alcançar esse objetivo, no entanto, é necessário agir de acordo com informações.

Apesar da falta de dados no Brasil, o Monitoramento de Autismo e Deficiências do Desenvolvimento, do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), nos Estados Unidos, aponta para um número expressivo. Um resumo do relatório, em inglês, pode ser acessado no link ↗.

POR QUE 6 MILHÕES DE AUTISTAS?

De acordo com o relatório do CDC, publicado em março de 2023 ↗1 em cada 36 crianças aos 8 anos de idade é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse número representa um aumento de 22% em relação ao estudo anterior, divulgado em dezembro de 2021, que estimava que 1 em cada 44 crianças apresentava TEA em 2018.

Ao transpor essa *prevalência para o Brasil, podemos calcular o número de pessoas com TEA no país. Com uma população estimada em aproximadamente 215.902.000 habitantes, segundo dados de abril de 2023 do IBGE ↗, dividir esse número por 36 e multiplicar pelo valor percentual encontrado nos EUA (2,777…%) resulta em cerca de 5.997.222 pessoas vivendo no espectro autista no Brasil.

Esses dados reforçam a importância de uma maior atenção e cuidado com a saúde mental, bem como a necessidade de investimentos em políticas públicas voltadas para o diagnóstico precoce e o suporte a pessoas com TEA e suas famílias.

ENTENDENDO O QUE É AUTISMO?

Infelizmente, muitas pessoas ainda têm visões equivocadas e capacitistas sobre a condição, o que pode levar a estereótipos prejudiciais e discriminação. Por isso é muito importante educar a sociedade sobre o autismo e esclarecer equívocos comuns.

De acordo com o Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais, autismo é um transtorno do neuro desenvolvimento que traz dificuldades de comunicação, interação social e déficits na reciprocidade sócio emocional. Crianças com autismo podem apresentar alterações e atrasos em várias áreas do desenvolvimento, dificuldade em compartilhar brincadeiras imaginativas e apresentar rigidez cognitiva.

Fonte: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/addm-community-report/index.html

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter