Gravidez e saúde bucal: 4 dicas que você precisa saber

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter

Os cuidados com a saúde da nossa boca precisam ser feitos durante toda nossa vida, isso é um fato, porém quando se trata de gravidez e saúde bucal, eles precisam ser muito mais especiais, ou seja, de mais atenção que o normal. 

Isso porque, as mudanças hormonais trazidas pelo período de gestação faz com que os vasos sanguíneos dilatem, aumentando a chance de inflamações, como a gengivite. 

Também na gravidez a variação de hormônios pode facilitar o desenvolvimento de cáries, afinal, existe uma diminuição, não apenas do fluxo, mas também do efeito protetor que a saliva tem. 

Então, o maior problema é que essas bactérias podem acabar atingindo o feto, isso porque, todas elas são capazes de chegar na corrente sanguínea. Por isso, é muito importante manter uma boca saudável. 

Como garantir uma gravidez saudável? 

A maneira mais segura e eficiente de garantir que a gestação seja o mais saudável possível é mantendo uma limpeza bucal adequada, ou seja, é preciso estar com a escovação em dia, assim como o uso do fio dental, que deve ser diário, tudo com uma atenção redobrada. 

Também é necessário que a alimentação seja totalmente equilibrada, e por fim, tão importante quanto os outros passos, a gestante precisa estar fazendo visitas periódicas ao odontologista. 

Afinal, o acompanhamento com um profissional irá reduzir a chance de problemas dentários aparecerem.

Colocando esses hábitos em prática, é possível evitar uma série de problemas que devido a fragilidade trazida pelo período podem ser muito perigosos. 

Um bom exemplo é a gengivite, que devido ao acúmulo de placas bacterianas acaba por irritar a gengiva, gerando assim, inflamações que levam ao problema. 

Ainda sim, esse é um problema extremamente comum entre as grávidas, por esse motivo é preciso ter cuidados especiais. 

Portanto, uma das formas de fazer isso é substituindo o consumo de doces pelo de alimentos integrais, como frutas, verduras, queijos e até mesmo frutas secas, assim, evitando a necessidade de fazer procedimentos dentais, como a raspagem supragengival.

Dicas para amenizar os sintomas da gravidez

Assim como já visto anteriormente, durante o período da gravidez, ainda mais se for a primeira gestação, é possível que apareçam diversos sintomas. 

Por conta disso, é preciso ver algumas dicas para amenizar isso, como por exemplo: 

  • Enjoo por conta de cremes dentais;
  • Compressas frias;
  • Cáries;
  • Reduzir o consumo de açúcar. 

Desse modo, entenda mais sobre cada uma dessas dicas de uma maneira aprofundada. 

  1. Enjoo por conta de cremes dentais:

Um dos problemas que mais incomodam as gestantes é o fato que elas sentem enjoo na hora de escovar os dentes, por conta do creme dental. 

Como a indústria ainda não tem desenvolvido uma pasta de dente específica para gestantes. Uma boa solução é utilizar aqueles que possuem sabor de menta. 

Afinal, eles são menos incômodos que os demais cremes dentais, apesar do caso variar de uma mulher para outra.

  1. Compressas frias

Por ter ação anti-inflamatória, gelos e compressas frias ajudam muito no caso de inflamação e inchaços da gengiva ou de dores no dente. 

Isso porque, a compressa fria faz com que os vasos sanguíneos sofrem espasmos e se contraem, diminuindo o fluxo dos respectivos fluidos. Assim, o local que está sofrendo com inflamação não acumula líquidos.

  1. Cáries podem causar risco de parto prematuro

Como as cáries, são as bactérias que podem invadir o sistema circulatório e elas podem chegar na placenta, ocasionando perda de peso do feto ou até mesmo partos prematuros.

Isso porque, se houver inflamação grave, os microrganismos presentes na boca atingem a corrente sanguínea e, assim, invadem o sistema circulatório da criança.  Por isso, não deixe de fazer acompanhamento com seu dentista.

  1. Reduzir o consumo de açúcar

O consumo excessivo de açúcar pode causar diversos problemas de saúde, como a já citada, cárie. Pensando nisso, reduzir o nível desse alimento durante o período de gestação pode garantir uma gravidez mais tranquila. 

Procedimentos odontológicos em gestantes

Em suma, não existem tratamentos odontológicos que não possam ser feitos em gestantes, um bom exemplo é fazer clareamento dental no dentista. Todavia, alguns exames não podem ser feitos dependendo do tempo de gestação, como é o caso do exame de raio-x.

Quando se trata do corpo inteiro, não é indicado fazer este procedimento pois o nível de exposição à radiação é prejudicial. Porém, é importante que fique atento ao tempo de gravidez, pois nos primeiros três meses não é recomendado se expor a radiação.

O uso de lente de contato para dentes também é um dos procedimentos que podem ser feitos sem nenhum problema, pois esse é um processos menos invasivos e mais seguros que existem dentro da odontologia. E além de serem muito eficientes na questão dentária, também são ótimas na parte estética.

Outro caso que muitos acham que não pode ser feito é a cirurgia para tirar o siso. Ele pode e deve ser feito, caso necessário. 

Porém, é preciso avisar ao dentista que está grávida, pois assim, ele utilizará o anestésico adequado, pois alguns deles possuem vasoconstritores que comprimem os vasos sanguíneos. 

É importante enfatizar que mesmo que não seja proibido, anestesias são indicadas somente em casos emergenciais. Até porque, existe o risco dela ultrapassar a barreira da placenta e causar o descolamento e alterações no feto.

Resumindo, com exceção das anestesias, boa parte dos procedimentos são permitidos e podem ser feitos, independente deles terem o objetivo de correção, como colocar aparelho dentário

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter