A próstata é uma glândula encontrada apenas em homens. Ela fica localizada logo abaixo da bexiga do homem. O tubo (uretra) que transporta a urina da bexiga até sair pelo pênis atravessa bem pelo meio da próstata. A próstata também produz um fluido que ajuda a manter os espermatozoides saudáveis.
Câncer de próstata é o crescimento descontrolado de células na próstata.
O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens com mais de 50 anos .
Suas chances de ter câncer da próstata aumenta à medida que você envelhece.
O câncer da próstata pode crescer muito lentamente e pode não causar problemas ou pode crescer rapidamente e ser fatal.
Você geralmente não terá sintomas por muito tempo.
À medida que o câncer cresce, você pode ter dificuldade para urinar ou pode ver sangue na sua urina.
Os médicos podem sugerir exames de triagem para homens com mais de 50 anos ou para aqueles com mais de 40 anos com fatores de risco.
Os médicos tratam a maioria dos cânceres de próstata com cirurgia ou radioterapia.
O que causa câncer de próstata?
O risco do câncer de próstata está aumentado em:
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
A maioria dos homens não apresenta sintomas. Geralmente os sintomas só acontecem quando o câncer é grande ou se tiver se espalhado para outras partes do corpo. É possível que tenha:
Dificuldade para urinar
A necessidade imediata ou frequente de urinar
Urina com sangue
Se o câncer tiver se espalhado para os ossos, dor nas costas, pelve ou costelas
Como o médico sabe se eu tenho câncer de próstata?
Os médicos podem fazer exames de triagem para ver se você tem câncer de próstata, mesmo que não tenha sintomas. Os testes de triagem incluem:
- Um exame retal, em que um médico insere um dedo dentro do seu ânus para saber se a próstata está aumentada
- Um exame de sangue para medir uma substância produzida pela sua próstata, chamada PSA
- Seu nível de PSA geralmente aumenta quando você tem câncer de próstata. Mas seu PSA também pode aumentar por outras causas.
Se os médicos suspeitarem que você tem câncer de próstata, eles farão outros testes:
- Ultrassonografia
- Colher uma amostra de tecido da sua próstata para examinar ao microscópio (biópsia)
Se você tiver câncer de próstata, os médicos classificarão seu câncer com um número (pontuação de Gleason) de 1 a 5. O escore se baseia no quanto as células cancerosas parecem anormais ao microscópio. Cânceres com uma pontuação de 5 são os mais agressivos e é muito provável que se espalhem. Essa pontuação ajuda você e os médicos a decidirem sobre um plano de tratamento.
Se você sentir dor óssea ou os médicos acharem que o câncer pode ter se disseminado para os ossos, cérebro ou medula espinhal, os médicos farão:
- Cintilografia óssea
- Exame de TC ou RM
Como os médicos tratam câncer de próstata?
Seus médicos irão trabalhar com você para decidir qual o melhor tratamento para você. Os tratamentos recomendados dependem:
- Se o câncer se espalhou fora da sua próstata
- Da pontuação de Gleason
- Da sua idade e saúde geral
As opções incluem:
- Apenas observar o câncer (vigilância ativa)
- Tratamentos para se livrar do câncer
- Alívio dos sintomas no caso de o câncer não poder ser curado
Vigilância ativa
Como o câncer de próstata com baixa pontuação de Gleason cresce muito lentamente, você pode optar por não ser tratado imediatamente, especialmente se já tiver uma idade avançada.
Homens idosos com muitos problemas de saúde frequentemente morrem desses quadros clínicos antes de o câncer de próstata piorar. Os médicos fazem exames regularmente e medem seu nível de PSA. Eles farão mais biópsias para ver se o câncer está crescendo e se precisa de tratamento.
Tratando o câncer
Se você e seus médicos acreditarem que o tratamento vai ajudá-lo a viver mais tempo ou a ter menos sintomas graves, eles farão:
- Cirurgia
- Radioterapia
Uma cirurgia é feita para remover toda a próstata. Alguns médicos realizam a cirurgia com a ajuda de um robô cirurgião através de algumas minúsculas incisões. Outros médicos fazem uma incisão maior à mão na parte inferior do abdômen.
Existem vários tipos de radioterapia para o câncer de próstata. Por exemplo, alguns usam feixes de radiação. Outros implantam pequenos “pellets” radioativos (“sementes”) dentro da próstata.
No entanto, esses tratamentos podem ter efeitos colaterais. Eles podem causar dificuldade de ereção (disfunção erétil) ou dificuldade para controlar a urina.
Tratamento dos sintomas (cuidado paliativo)
Se o câncer se espalhou para fora da próstata, os médicos não fazem cirurgia nem radioterapia curativa. Isso porque os tratamentos não ajudam o câncer fora da próstata, de modo que os efeitos colaterais não valem a pena. No entanto, os médicos administram tratamentos para retardar o câncer e aliviar os sintomas. Esses tratamentos incluem:
- Terapia hormonal para bloquear os efeitos da testosterona, um hormônio que ajuda o câncer de próstata a crescer
- Radioterapia para aliviar a dor óssea
- Quimioterapia para retardar o crescimento do câncer
- Medicamentos para fortalecer os ossos
Não importa a escolha feita por você e seus médicos, os médicos geralmente verificam seus níveis de PSA de uma a três vezes a cada ano para o resto de sua vida.