Últimas notícias:

SUS Garante Parte Crucial do Transplante de Medula de Fabiana Justus

SUS Garante Parte Crucial do Transplante de Medula de Fabiana Justus - Momento Saúde

Fabiana Justus contou com o suporte do SUS no transporte de medula para seu transplante durante o tratamento de leucemia. Entenda como o processo funciona.

Fabiana Justus, influenciadora digital e filha do apresentador Roberto Justus, compartilhou detalhes sobre seu transplante de medula óssea nas redes sociais. Diagnosticada com leucemia mieloide aguda em janeiro, ela revelou que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi responsável pelo transporte da medula, mesmo com o tratamento sendo realizado em um hospital privado.

Fabiana explicou que o doador da medula 100% compatível foi encontrado fora do Brasil e que todo o processo foi feito pelo sistema público. “Mesmo que seja uma doação no Brasil, você é de São Paulo e seu doador é da Bahia, esse transporte para chegar até você é o SUS. O transporte lá de fora também é o SUS que garante, que faz, que organiza tudo. Todos têm esse direito, é do SUS”, esclareceu.

O Papel do SUS no Processo

De acordo com Renato Cunha, hematologista líder nacional de terapia celular da Oncoclínicas, o Sistema Único de Saúde (SUS) atua na coleta de medula através de centros públicos cadastrados no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Esses centros públicos fazem grande parte da coleta, com o sistema público também custeando o transporte e armazenamento da medula, tanto de doadores nacionais quanto internacionais.

Como Funciona o Transplante de Medula Óssea?

O transplante de medula óssea é uma terapia utilizada no tratamento de várias doenças sanguíneas, como a leucemia mieloide aguda. A medula pode ser doada por um parente compatível ou por um doador anônimo inscrito no Redome.
Conforme explica o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tratamento começa com a destruição da medula doente do paciente. Depois, as novas células são infundidas por meio de uma transfusão, onde circulam pela corrente sanguínea e se estabelecem na medula óssea, regenerando-a.

Quem Pode Doar?

Os requisitos para doação incluem:

  • Ter entre 18 e 35 anos (podendo ser chamado para doar até os 60 anos)
  • Boa saúde
  • Ausência de doenças infecciosas ou histórico de câncer, HIV, hepatite B ou C
  • Não ter feito quimioterapia
 

Após cadastro em um hemocentro, o doador passa por uma triagem e coleta de 10 ml de sangue para exames. Caso um receptor compatível seja encontrado, o doador será contatado para avaliar a viabilidade da doação.

Tipos de Leucemia e tratamento

O que é Leucemia Linfoide Crônica (LLC)A leucemia linfoide crônica (LLC) pode ser bem diferente dos outros tipos da doença, já que – por mais estranho que pareça – em alguns casos não será necessário realizar o tratamento.

Saiba mais »

Síndrome do super-herói

A “Síndrome do Super-Herói” é um termo informal usado para descrever um padrão de comportamento em que uma pessoa sente uma necessidade constante de ser um super-herói, assumindo responsabilidades além de suas capacidades e limites,

Saiba mais »