Carcinoma Merkel é um câncer de pele raro

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter

O carcinoma de células de Merkel é um câncer de pele raro, que se espalha rapidamente, e que tende a afetar pessoas brancas idosas.

Portanto as Células de Merkel são células normais da epiderme (a camada externa da pele). Essas células funcionam principalmente como receptores de toque e produzem determinados hormônios. O carcinoma de células de Merkel é oriundo do crescimento descon­trolado das células na pele, que compartilham algumas características com células de Merkel normais.

Já o carcinoma de células de Merkel é diagnosticado com a idade média de 75 anos. O carcinoma de células de Merkel também afeta os jovens com sistema imunológico debilitado.

Portanto a exposição ao sol aumenta o risco, assim como a possibilidade de ter um outro câncer. O poliomavírus de células de Merkel pode ser um fator contribuidor. Este câncer comumente se espalha para os linfonodos.

Sintomas de carcinoma de células de Merkel

O câncer é geralmente um caroço duro, brilhante, da cor da pele ou vermelho azulado. Os cânceres tendem a crescer rapidamente sem causar dor ou sensibilidade.

Embora o carcinoma de células de Merkel possa afetar qualquer parte da pele, é mais comum na pele que foi exposta ao sol com mais frequência (por exemplo, o rosto e os braços).

Diagnóstico de carcinoma de células de Merkel

  • Biópsia

Faz-se uma biópsia para confirmar o diagnóstico de carcinoma de células de Merkel. Durante este procedimento, um pequeno pedaço de pele é retirado e examinado ao microscópio.

Mas na maioria das pessoas, o câncer já se espalhou quando diagnosticado; portanto, o prognóstico do carcinoma de células de Merkel é ruim.

Prevenção de carcinoma de células de Merkel

Portanto como o carcinoma de células de Merkel pode ser causado por exposição ao sol, as pessoas podem ajudar a prevenir este câncer adotando os seguintes procedimentos:

  • Evitar o sol: por exemplo, ficar na sombra, minimizar as atividades ao ar livre entre 10:00 e 16:00 (quando os raios do sol estão mais fortes) e evitar banhos de sol e o uso de bronzeamento artificial
  • Usar vestuário de proteção: por exemplo, camisas de mangas compridas, calças e chapéu de aba grande
  • Usar protetor solar: no mínimo, fator de proteção solar (FPS) 30 com proteção contra raios UVA e UVB usado conforme as instruções e reaplicado a cada 2 horas e depois de nadar ou transpirar, mas não usado para prolongar a exposição solar

Tratamento de carcinoma de células de Merkel

  • Extração cirúrgica do tumor
  • Geralmente radioterapia e retirada dos linfonodos
  • Às vezes, quimioterapia

O tratamento do carcinoma de células de Merkel geralmente envolve cirurgia para remover o tumor, muitas vezes seguido por radioterapia, remoção ou biópsia dos gânglios linfáticos, ou ambos.

Se o câncer tiver se espalhado ou se houver reincidência, a quimioterapia pode ser recomendada.

Fonte: Por Gregory L. Wells , MD, Ada West Dermatology and Dermatopathology traduzido por Momento Saúde

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter