Urologia reconstrutora: o que é?

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter

A urologia especializada em reconstrução genital emprega técnicas cirúrgicas de alta complexidade e trata condições como a estenose de uretra e a Doença de Peyronie. 

Além disso, essa área da urologia especializada também se dedica aos procedimentos voltados à redesignação sexual genital, popularmente chamada de cirurgia de “mudança de sexo”, reconstrução peniana em pacientes amputados, procedimentos estéticos genitais masculinos e femininos, tratamento de fístulas urinárias em homens e mulheres, divertículos de uretra, entre outros.

Entretanto como o próprio nome deixa evidente, a urologia reconstrutora consiste no tratamento cirúrgico voltado à reconstrução, correção ou alteração do aparelho sexual, mais especificamente da genitália, e do aparelho urinário.

Diferentemente da urologia geral, que trata as doenças mais comuns que acometem o trato urinário, a urologia reconstrutora é uma área de atuação mais especializada e consiste em uma subespecialidade importante que vem avançando muito nos últimos anos.

Veja os principais tratamentos da urologia reconstrutora:

Redesignação Sexual Genital: A redesignação sexual genital é um procedimento complexo que visa readequar a região genital do paciente, permitindo que ele se sinta confortável com seu próprio corpo. Isso envolve uma transformação da genitália de um gênero para outro, com resultados próximos à genitália natural. O procedimento requer acompanhamento médico, psicológico e avaliação criteriosa do músculo antes, durante e após a cirurgia.

Estenose de uretra: A estenose de uretra é caracterizada pelo estreitamento da uretra, o que dificulta a micção. Isso pode levar a complicações como infecções urinárias, insuficiência renal, cálculos e retenção urinária. A cirurgia de cirurgia de uretra é frequentemente recomendada para corrigir esse problema, e embora seja mais comum em pacientes do sexo masculino, também existe a opção de cirurgia de cirurgia para pacientes do sexo feminino.

Doença de Peyronie: Portanto a Doença de Peyronie é caracterizada por uma curvatura peniana adquirida, que é considerada uma patologia quando a curvatura do pênis excede 20 graus. Ela é mais comum em homens com mais de 40 anos de idade. Os sintomas incluem dor durante o ato sexual na fase aguda. Na fase crônica, a cirurgia corretiva é recomendada, sendo utilizadas duas técnicas: corporoplastia com enxerto para curvaturas complexas e plicatura peniana para curvaturas mais leves. Ambas visam corrigir cirurgicamente a curvatura peniana.

Onde encontrar um médico especialista em urologia reconstrutora?

Todos os tratamentos da urologia reconstrutora devem ser feitos por um médico experiente e habilitado nesta subespecialidade.

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp
Telegram
LinkedIn
Facebook
Twitter