- Um vírus normalmente é a causa da inflamação.
- Os sintomas típicos incluem rouquidão e perda da voz.
- O diagnóstico é baseado nos sintomas e nas mudanças da voz.
- Geralmente, o tratamento apropriado é descansar a voz e evitar quaisquer irritantes.
Causas da laringite
A causa mais comum de laringite de curta duração (aguda, com duração inferior a 3 semanas) é:
- Infecção viral das vias respiratórias superiores, como o resfriado comum
A laringite pode acompanhar uma bronquite ou qualquer outra inflamação ou infecção das vias aéreas superiores. O uso excessivo da voz, alergias e a inalação de certos medicamentos ou irritantes, como fumaça de cigarro, podem causar laringite aguda ou persistente (crônica). As infecções bacterianas da laringe são extremamente raras.
A laringite crônica, cujos sintomas duram mais de 3 semanas, também pode ser causada por refluxo gastroesofágico e, menos comumente, por bronquite persistente. Pessoas com bulimia, que vomitam com frequência, podem desenvolver laringite.
Sintomas da laringite
Os sintomas de laringite consistem numa alteração anômala da voz, como rouquidão ou diminuição do volume, ou até perda de voz, que se desenvolve dentro de algumas horas ou de mais ou menos um dia. A garganta pode formigar ou ficar como se estivesse em carne viva e a pessoa pode sentir uma necessidade constante de limpar a garganta.
Os sintomas variam em função da gravidade da inflamação. Nas infecções graves, pode haver febre, sensação geral de indisposição (mal-estar), dificuldade para engolir e dor de garganta.
Diagnóstico da laringite
- Avaliação médica
- Algumas vezes, inspeção direta com um espelho ou um tubo de visualização
- Algumas vezes avaliação para câncer
O diagnóstico de laringite se baseia nos sintomas típicos e nas alterações de voz.
Por vezes, o profissional da saúde examina o fundo da garganta com um espelho ou com um tubo de visualização fino e flexível, que mostra alguma vermelhidão e, em certas ocasiões, alguma inflamação do revestimento da laringe.
Como o câncer da laringe pode provocar rouquidão, uma pessoa cujos sintomas persistam além de algumas semanas deve submeter-se a uma avaliação para detectar o câncer de laringe.
Tratamento da laringite
- Descansar a voz, calmantes da tosse, beber uma quantidade suplementar de líquidos e inalações de vapor
- Tratamento da causa
O tratamento da laringite viral depende dos sintomas. Descansar a voz (ficar sem falar), tomar calmantes da tosse, beber uma quantidade suplementar de líquidos e fazer inalações de vapor aliviam os sintomas e favorecem a cura. Contudo, sussurrar pode irritar ainda mais a laringe. Parar de fumar e tratar a bronquite, se for o caso, pode aliviar a laringite.
Um antibiótico é administrado apenas para tratar infecções causadas por bactérias.
Dependendo da causa, tratamentos específicos para controlar o refluxo gastroesofágico, bulimia ou laringite causada por drogas, podem ajudar.
Fonte: Por Clarence T. Sasaki , MD, Yale University School of Medicine traduzido por Portal Momento Saúde