Infelizmente sim. Mas saiba que o câncer de próstata é muito comum em homens com idade abaixo de 40 anos.
Isso acontece por que o o câncer de próstata está relacionado ao envelhecimento masculino.
Estatística
Câncer de próstata atinge anualmente 29% dos homens no país.
O câncer de próstata tem a segunda maior incidência de cânceres em homens, sendo o primeiro de pele, correspondendo a um risco estimado de 62 novos casos a cada 100 mil homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa feita para o triênio 2020-2022 é de que surjam, anualmente, 65.840 novos casos. O câncer de próstata causa cerca de 15 mil óbitos anuais, a segunda maior taxa de mortalidade por câncer que atinge homens no país.
E por que o câncer de próstata acontece em homens mais Jovens antes dos 40 anos?
O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado sobretudo ao cotidiano , sedentário , tabagismo, álcool e uma vida sexual desprovida de cuidados .
Apesar de poder ser diagnosticado em jovens abaixo dos 40 anos, o risco aumenta significativamente após os 50 anos, correspondendo a 40% dos tumores nessa faixa etária.
A faixa de idade média do diagnóstico da doença é de 69 anos, enquanto a do óbito, de 77 anos.
E como identificar o mais rápido possível, quais são sintomas do câncer de próstata?
O caminho mais rápido para um diagnóstico certo e correto é exame de PSA (marcador sanguíneo), o toque retal e os dados da biópsia.
Entretanto, este conjunto de fatores não é perfeito, podendo classificar pacientes de baixo risco em alto risco e vice-versa.
Os principais sintomas do câncer de próstata entre os jovens de 30 à 40 anos nas fases iniciais ele é silencioso, não causando nenhum sintoma específico. Por isso a necessidade do rastreamento. No entanto os primeiros sintomas podem surgir durante o crescimento local, quando o tumor comprime a uretra (sintomas obstrutivos) ou impede o fluxo de urina, irritando a bexiga (sintomas irritativos), causando: gotejamento mictório , diminuição no jato , sensação de não esvaziamento da bexiga, irritação e dores no canal.
Se você está se vendo com alguns desses sintomas não tenha vergonha procure um médico imediatamente, lembre-se previna-se.
Saiba como obter seu tratamento pelo SUS – Clique Aqui
Apoio:
Preço Medicamentos – https://www.precomedicamentos.com.br