Inflamação das articulações pode se desenvolver em pessoas que têm psoríase.
As articulações comumente envolvidas incluem os quadris, joelhos e as mais próximas das pontas dos dedos das mãos e dos pés.
O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas.
Anti-inflamatórios não esteroides, medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (como metotrexato), ciclosporina e inibidores do fator de necrose tumoral podem ajudar.
A artrite psoriática é um tipo de espondiloartrite.
Já artrite psoriática assemelha-se à artrite reumatoide, mas não produz os anticorpos característicos da artrite reumatoide. A artrite psoriática ocorre em cerca de 30% dos indivíduos com psoríase (uma doença cutânea que causa erupções avermelhadas e escamosas, espessamento e pontilhado das unhas). As pessoas com um determinado gene (HLA-B27) e as que têm familiares afetados estão em maior risco de artrite psoriática na coluna. A causa da artrite psoriática é desconhecida.
Sintomas
Em caso de inflamação, ela geralmente afeta as articulações mais próximas das pontas dos dedos das mãos e dos pés, embora outras articulações, incluindo os quadris, joelhos e coluna, sejam frequentemente afetadas também. Muitas vezes, as articulações dos membros superiores são mais afetadas. Dor nas costas pode estar presente.
Artrite psoriática (Dactilite)
Quando a erupção cutânea da psoríase pode aparecer antes ou depois da artrite se desenvolver. Às vezes, a erupção não é notada porque ela está escondida no couro cabeludo, umbigo ou dobras da pele, como entre a parte de trás das nádegas e coxa. Às vezes, os sintomas cutâneos e articulares aparecem e desaparecem juntos, mas frequentemente os sintomas cutâneos são mais graves do que os sintomas articulares ou os sintomas articulares são mais graves.
Diagnóstico
- Avaliação de um médico
- Exames de sangue
- Radiografias
Mas o diagnóstico da artrite psoriática é feito através da identificação da inflamação das articulações característica em uma pessoa que sofre de artrite e psoríase. Os médicos também perguntam às pessoas se elas têm um histórico familiar de psoríase.
Não há exames para confirmar o diagnóstico, mas exames de sangue para fator reumatoide são feitos para excluir artrite reumatoide e radiografias são feitas para mostrar a extensão das lesões articulares.
Prognóstico
Já o prognóstico para a artrite psoriática geralmente é melhor do que o para artrite reumatoide, pois menos articulações são afetadas. No entanto, as articulações podem ser lesionadas gravemente.
Tratamento
- Medicamentos antirreumáticos modificadores da doença
- Inibidores do fator de necrose tumoral
- Ustequinumabe, secuquinumabe e apremilaste
No tratamento da artrite psoriática visa controlar a erupção cutânea e aliviar a inflamação das articulações. Vários medicamentos que são eficazes no tratamento da artrite reumatoide ( Artrite reumatoide (AR) : Medicamentos para artrite reumatoide) também são utilizados para tratar a artrite psoriática, particularmente medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs – especialmente metotrexato), ciclosporina e inibidores do fator de necrose tumoral (FNT) (tais como adalimumabe, etanercepte, infliximabe, certolizumabe pegol e golimumabe). Inibidores do FNT são particularmente eficazes para a artrite psoriática.
Já o Ustequinumabe, é administrado por injeção, e apremilaste, tomado por via oral, são outros agentes biológicos que podem ser usados para tratar artrite psoriática moderada a grave.
O tratamento com Secukinumabe, um antagonista do receptor da interleucina-17A, também pode reduzir a inflamação e os sintomas articulares.
Busque sempre avaliação médica para se adequar a dose do medicamento bem como qualquer efeito colateral.
Fonte: Por Apostolos Kontzias , MD, Stony Brook University School of Medicine traduzido por Momento Saúde