Dr. Lísias Nogueira Castilho - Urologista | Fone: (19)32540225 / 3112-4600

Dra. Silvia Diez Castilho - Pediatra | Fone: (19)25136091

Artigos

Aumenta a obesidade no Brasil

O percentual da população com sobrepeso (gordinhos, gordos e muito gordos) subiu de 44,9%, em 2008, para 53,9%, em 2016. Isso significa que a maioria de nossa população está com sobrepeso hoje. 

As razões para isso são, de um lado, a maior oferta de alimentos para a população das classes menos favorecidas, e, de outro, a falta de educação alimentar do brasileiro. Tendo dinheiro para comprar comida, o brasileiro compra mal – refrigerantes, alimentos muito calóricos, doces, enlatados, cerveja, farináceos. O resultado é o aumento do sobrepeso, inclusive na população infantil, e os subprodutos dele – doenças físicas e mentais, que levam ao aumento dos custos de tratamento de toda a população.

A prevenção da obesidade é um tema caro ao Estado e também às operadoras da saúde. Ninguém deseja chegar ao ponto que chegaram os norte-americanos nos EUA, o país mais obeso do mundo. Se o problema aqui é grave, lá é gravíssimo e insolúvel. Temos que educar toda a população para que faça bom uso do dinheiro que chega às suas mãos, comprando alimentos de baixa caloria e nutritivos. Há, ainda, um longo caminho a percorrer.

Imprimir Email

0
0
0
s2sdefault