Dr. Lísias Nogueira Castilho - Urologista | Fone: (19)32540225 / 3112-4600

Dra. Silvia Diez Castilho - Pediatra | Fone: (19)25136091

Artigos

A vez do homem – Novembro Azul

Aproveitando as datas de 17 de novembro – Dia Internacional de Combate ao Câncer de Próstata, e o dia 19 de novembro – Dia Internacional do Homem, um grupo de australianos organizou um movimento, em 2003, que deu origem ao Novembro Azul, mês em que se discute no mundo todo a saúde do homem – física, psicológica e social.

Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer, em 2016 haverá, no Brasil, cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata e cerca de 12 mil mortes por câncer de próstata. Há um número ainda maior de casos esperados de câncer de pele, mas com gravidade e mortalidade muito menores. Outras formas de câncer do homem, cólon, estômago, pulmão e língua, de grande prevalência, acometem milhares de homens todos os anos. 

Além do câncer, os acidentes vasculares, notadamente, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, matam dois de cada três brasileiros que morrem de morte natural. Isso decorre de abuso de álcool, do cigarro, da obesidade e do sedentarismo, além de diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia (colesterol e triglicérides aumentados).

Novembro Azul é a oportunidade de refletir sobre outros problemas que atingem o homem, como depressão, desemprego, disfunção sexual, violência, homossexualidade/homofobia, alcoolismo, abuso de drogas, tabagismo, demência, AIDS e osteoporose. 

Os homens vivem bem menos do que as mulheres no Brasil. Uma das causas disso é a falta de cuidados que os homens brasileiros têm para consigo mesmos. Só procuram o médico quando estão doentes, às vezes com gravidade. Não fazem uso da Medicina Preventiva. Exames periódicos, instrução, educação médica, acesso à Saúde Pública para todos, exercícios físicos regulares, combate ao tabagismo e ao alcoolismo são alguns dos temas que deverão ser discutidos e divulgados durante o Novembro Azul. Participe. Contribua.

Imprimir Email

0
0
0
s2sdefault